Uma passada agora pelo Sul do país. O Paranaense, o Catarinense e o Gaúcho estão em suas fases decisivas.

No Paraná, o clássico entre Coritiba e Atlético, domingo, 15h50, vai definir o campeão. Válido pela penúltima rodada da fase final, o vencedor dependerá apenas de si para ser o campeão. Caso empatem, o Coritiba, que tem 17 pontos, contra 16 do Atlético, jogará por uma vitória simples na última rodada.

Como o jogo será disputado no Couto Pereira, atribuo alguma vantagem para o Coritiba nessa disputa. Além disso, o Coxa está focado unicamente no estadual, já o Atlético divide suas atenções entre o Paranaense e a Copa do Brasil.

Em Santa Catariana, Avaí e Figueirense disputam a final do segundo turno e a oportunidade de encarar o Joinville na grade final do estadual.

Por ter feito melhor campanha, o Avaí joga em casa e tem a vantagem do empate. A partida será no domingo, às 16h.

No Rio Grande do Sul, o Internacional recebe o Pelotas, domingo, às 16h, pela final da Taça Fábio Koff. Quem vencer o duelo encara o Grêmio na final do Campeonato Gaúcho.

Mesmo estando envolvido na Taça Libertadores e tendo apresentado um futebol decepcionante nesse ano, o Internacional é muito favorito nesse confronto. Os colorados têm elenco bastante superior.